JC
A sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cascavel, recebeu uma cerimônia especial para a homenagem a Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Ele se tornou oficialmente o patrono da Polícia Militar do Paraná.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares do 5º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), do 6º BPM, além de oficiais e praças que integram o batalhão. Sarmento foi reconhecido pela dedicação à corporação e pela participação no "Combate do Irani", ocorrido em 1912.
Naquela ocasião, perdeu a visão de um olho. Ele morreu em 21 de abril de 1934, data que coincide com o Dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
CORONEL SARMENTO
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no "Combate do Irani", em 1912, na qual teve o olho ferido.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na "Revolução de 1924".
Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Entre para a Polícia Militar do Paraná
O prazo de inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi prorrogado até a próxima segunda-feira (19 de maio). Ao todo, serão 2 mil vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar e 600 soldados do Corpo de Bombeiros. A taxa de inscrição é R$ 130.
As contratações visam reforçar o efetivo das corporações em todo o Estado. Esta é a primeira seleção que exige nível superior completo em qualquer área de formação.
Além de declarar que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral, o candidato deve ter até 30 anos de idade e possuir Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
As vagas estão distribuídas em cinco regiões: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Do total, 201 vagas na PM e 60 no Corpo de Bombeiros são reservadas a candidatos afrodescendentes.
PROVAS - O concurso será feito em etapas e a primeira será com provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. A prova da PMPR será em 29 de junho e a do CBMPR em 6 julho. Os candidatos classificados passarão por exames de aptidão física, avaliação psicológica, exames de sanidade física e, por fim, uma fase de investigação social conduzida pela corporação para a qual prestaram o concurso.
As provas serão aplicadas em 12 cidades: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
Link https://ibfc.selecao.net.br/index/abertos
Reportagem de Patrícia Cabral | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642