Foto: Divulgação | Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8), a Operação Formação Legal IV, com foco na fiscalização de empresas responsáveis por cursos de formação de vigilantes em todo o país.
No Paraná, a ação ocorre em 17 escolas distribuídas em dez cidades, com o apoio de 23 policiais federais e dez viaturas. Os municípios paranaenses onde houve fiscalização são:
A operação é de âmbito nacional e, ao longo do dia, 287 das 323 instituições cadastradas no Brasil passarão por fiscalização — o que representa cerca de 90% do total. Mais de 300 policiais federais participam da iniciativa, que ocorre em todos os estados.
Entre os principais pontos verificados estão: grade curricular, carga horária dos cursos, controle de frequência, limite de alunos por turma, regularidade dos instrutores e aplicação das provas. A quantidade mínima de disparos exigida por curso, conforme determina a legislação, também está entre os itens fiscalizados.
Caso sejam identificadas irregularidades, as empresas poderão ser autuadas e, após processo administrativo, sofrer sanções como advertência, multa ou até o cancelamento da autorização de funcionamento.
O objetivo da operação é garantir a qualidade da formação dos vigilantes, fortalecendo o setor de segurança privada, que atua de forma complementar à segurança pública na proteção da vida e do patrimônio.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642