Imagem Polícia Federal
A Polícia Federal de Cascavel desencadeou a Operação Antígua nesta manhã de quarta-feira (9). O objetivo é desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com forte atuação no Brasil e no exterior, além de vínculos e ramificações internacionais.
A investigação revelou que o grupo era responsável pela internalização de entorpecentes do Paraguai e da Bolívia, utilizando rotas estratégicas e esquemas sofisticados de lavagem de dinheiro para ocultar os lucros ilícitos.
Durante as diligências foi apurado que o grupo criminoso adquiriu diversas propriedades no estado do Pará, utilizando-as tanto para lavagem de dinheiro quanto para a possível movimentação de entorpecentes.
Imagens | Polícia Federal
As propriedades foram batizadas (nomeadas) como "Fazenda Vera Cruz" e "Fazenda Vera Cruz III", uma clara referência à Operação Vera Cruz, que desmantelou o grupo em 2012.
Imagem | Polícia Federal
Segundo a PF, as fazendas estão estrategicamente localizadas próximas a cursos d’água, o que indica o uso de embarcações para o transporte de drogas. Além disso, a organização buscava monopolizar um braço de rio estratégico, permitindo a movimentação de grandes quantidades de entorpecentes sem chamar atenção das autoridades.
MANDADOS CUMPRIDOS
A Justiça Federal de Cascavel/PR expediu um total de 54 medidas cautelares, que estão sendo cumpridas nos estados do Paraná (nas cidades de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Boa Vista da Aparecida) e Pará (Monte Alegre), incluindo:
São cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, uma medida cautelar de monitoração eletrônica, 20 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de sequestro e bloqueio de bens móveis, imóveis e valores dos investigados.
Além disso, todas as propriedades vinculadas ao grupo criminoso, incluindo as 8 fazendas localizadas em Monte Alegre, estão sendo bloqueadas.
A Polícia Federal reforça seu compromisso no combate ao crime organizado e ao tráfico internacional de drogas, garantindo que seus responsáveis sejam levados à Justiça.
com informações Polícia Federal
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642