A Polícia Civil do Paraná, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, cumpriu nesta quinta-feira (20) um mandado de busca e apreensão contra um homem, de 58 anos, suspeito de vender agrotóxicos de forma irregular em Sengés, na região dos Campos Gerais.
As investigações começaram após a morte de dois irmãos causada pela ingestão de um agrotóxico vendido ilegalmente por um comerciante local. O suspeito não possuía autorização para comercializar nenhum tipo de agrotóxico.
Segundo o delegado da PCPR Isaias Fernandes, no dia 8 de janeiro, um morador da zona rural de Sengés comprou no estabelecimento do suspeito um agrotóxico proibido no Brasil desde 2020.
"O produto foi vendido de forma irregular, fracionado em uma garrafa PET de meio litro, sem rótulo. Dois irmãos do comprador ingeriram o conteúdo e faleceram", explica o delegado.
Após as mortes, a PCPR iniciou a investigação, ouvindo testemunhas e solicitando um mandado de busca. Durante a operação, foram encontradas provas do crime ocorrido no dia 8, além de indícios de que a venda irregular de agrotóxicos continuava.
"Também apreendemos materiais adquiridos por um cliente no dia 19 de fevereiro de 2025. Os itens passarão por perícia e, caso sejam identificadas outras transações ilegais, o comerciante poderá responder criminalmente por cada uma delas", acrescenta o delegado.
O suspeito pode ser condenado a até nove anos de prisão pelo crime de venda irregular de agrotóxicos e poderá responder pelos danos causados pela morte dos dois irmãos.
A Polícia Civil orienta a população a não adquirir agrotóxicos em locais não autorizados ou em embalagens sem rótulo e especificações de uso seguro.
PCPR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642