A estrutura de ferro com pontas, como se fosse uma saia de proteção, foi a saída encontrada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para tentar evitar o furto de fios. O poste é da companhia e fica localizado do outro lado da rede de energia, quase na esquina das ruas Pato Branco e Olindo Periolo, na região do Lago de Cascavel.
Por meio de nota, os representantes da Sanepar informaram que o poste foi alvo de criminosos por duas vezes, que levaram a fiação e causaram problemas para a companhia. Este tipo de ação tem deixado muitos prejuízos na cidade.
Na última quarta-feira (27), uma câmera de monitoramento gravou o momento do furto de fios de cobre durante a madrugada na rua Cuiaba, no bairro Alto Alegre. É possiver ver nas imagens que um homem arrasta os fios pela rua e uma mulher caminha logo atrás dele.
No dia 23, um homem foi preso no bairro interlagos por furto de fios. As câmeras de segurança também flagraram a ação de criminosos que furtaram cabos de fibra óptica na semana passada, na rua Natal, do bairro Cancelli, o que deixarou centenas de pessoas sem internet. Apenas uma empresa registrou 30 ocorrências só em 2024. A prefeitura também foi afetada, com alguns serviços municipais que ficaram indisponíveis por mais de 6 horas por causa dos danos à rede de internet.
De acordo com representantes da Copel, a Sanepar fez a instalação da estrutura de proteção em um poste que pertence à empresa. No entanto, a companhia de energia não orienta, nem estimula e não permite a instalação de qualquer equipamento em postes da rede de iluminação pública.
Confira mais detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642