Câmeras de segurança gravaram a ação de criminosos que furtaram cabos de fibra ótica na rua Natal, na esquina com a rua Castro Alves, no bairro Cancelli. Nos postes e no chão, ficaram as marcas dos vândalos, que agem de dia e noite.
O prejuízo é grande para muitos moradores quando criminosos furtam fios de cobre, mas também acabam cortando cabos de fibra ótica, deixando muita gente sem internet. Na semana passada, três empresas tiveram problemas com o vandalismo. Em uma delas, cerca de duas mil pessoas foram afetadas. O diretor da empresa, Edson Luiz Zampiere, explica que, em 2024, já ocorreram pelo menos 30 casos parecidos. Os vândalos atuaram três vezes em poucos dias.
Há problemas também para empresas e até órgãos públicos, A Prefeitura de Cascavel foi afetada com as ações. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Poder Público informou que, na última quinta-feira (21), 190 pontos da rede de dados que atendem aos serviços municipais ficaram indisponíveis por falta de internet. Foram 6 horas de interrupções até a reparação do sistema.
Em agosto, o corte de fibra ótica na Avenida das Torres deixou mais de mil moradores 12 horas sem internet. São muitas ações em toda a cidade e, o volume de furtos de fiação é grande. No dia 19 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu duas toneladas de fios de cobre sem origem em Catanduvas. A carga ia de Cascavel para Curitiba. Segundo o delegado responsável pelo GDE, Diego Ribeiro Martins Dos Santos, as investigações continuam.
O trabalho policial mira os receptadores.
Confira mais detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642