Foto: Polícia Penal do Paraná
Os 602 detentos da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa - Unidade de Progressão (PEPG-UP) e da PEPG 1 participaram de uma apresentação especial do Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata). A iniciativa teve o apoio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná e de instituições culturais da região.
A peça "Você já passou por isso?", da Mostra Especial do festival, foi encenada para homens e mulheres das unidades prisionais entre os dias 6 e 11 de novembro. Durante a apresentação, os presos puderam interagir e refletir sobre os temas abordados.
De acordo com o coordenador regional de Ponta Grossa, William Ribas, a ação faz parte dos esforços de humanização do sistema prisional, usando a arte como uma ferramenta para resgatar a dignidade dos detentos. "O teatro dentro das unidades tem um efeito transformador, pois cria um ambiente de reflexão que pode ajudar na reintegração dessas pessoas à sociedade", afirmou.
A peça, que tem classificação indicativa livre, trata de temas como superação, convivência e o impacto das escolhas na vida. As apresentações ocorreram nas galerias e salas das unidades, levando cultura para um público que geralmente não tem acesso a esse tipo de atividade.
"O Fenata sempre buscou democratizar a arte e levar o teatro a públicos que, muitas vezes, estão excluídos desse acesso", destacou a psicóloga da Polícia Penal, Renata Frota. "O impacto de levar cultura para dentro do sistema prisional é imensurável, pois, além de entreter, o teatro provoca reflexões importantes sobre a vida e as escolhas."
Para o coordenador geral do Fenata, professor Nelson Silva Junior, essa participação nas unidades prisionais é significativa. "Na 52ª edição, o festival percorreu mais de 90 locais diferentes. Levar o teatro para essas pessoas, que estão temporariamente afastadas da sociedade, foi um momento emocionante", comentou.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642