Imagem: PRF
Operação Conjunta ARLA-32 foi deflagrada na terça (05) e quarta-feira (06) no Paraná. A ação fiscalizou 26 postos de combustíveis em sete municípios, sendo Pato Branco, Honório Serpa, Coronel Vivida, Chopinzinho, Marmeleiro, Renascença e Vitorino.
As equipes verificaram a regularidade do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA-32). Foram flagradas irregularidades em três dos 26 estabelecimentos, que serão apuradas em laboratório pelo IPEM-PR.
O número 32 refere-se ao nível de concentração da solução de ureia (32,5%) em água desmineralizada. Este produto é um reagente utilizado em veículos a combustão que utilizam óleo diesel como combustível, e serve para reduzir as emissões poluentes.
O uso do ARLA-32 é obrigatório para vários veículos a diesel, e o descumprimento desta obrigação tem consequências graves. Causa poluição, é infração de trânsito e também caracteriza crime ambiental previsto na Lei 9.605/98.
A fiscalização dos postos de combustíveis tem o objetivo de identificar eventuais fraudes no fornecimento do ARLA-32 ao consumidor, bem como na cadeia de fabricação e distribuição do produto. Desta forma, protege-se o meio ambiente, evitando que haja poluição, e se reforça a legislação de defesa do consumidor, assegurando que os produtos comercializados atendam aos padrões estabelecidos.
A Operação contou com a participação do Instituto de Pesos e Medidas - IPEM-PR, Policiais Civis e o apoio do GAEMA de Pato Branco - Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, do Ministério Público do Paraná.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642