Os cães Raio e Faruk do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil comemoraram em grande estilo o Dia do Cachorreiro.
5 de novembro é a data oficial dos profissionais que trabalham ao lado dos cães, os cachorreiros. E hoje, durante uma operação na BR 277, os farejadores encontraram aproximadamente 2 kg de haxixe, que é uma versão gourmet da maconha por ser a extração concentrada da droga, considerada mais 'pura' por conta dos altos níveis de THC (Tetrahidrocanabinol). Esta versão tem um alto valor agregado no esquema de tráfico de drogas.
A equipe de reportagem do Catve.com teve acesso ao vídeo que mostra o momento que o cão Raio localizou a droga em uma mala rosa. A abordagem do ônibus foi feita na região de Céu Azul, nas proximidades do pedágio.
Na mala rosa havia um fundo falso, então, ao abrir não é possível observar a droga, apenas quando é cortado o material dá para localizar o entorpecente. A ajuda dos cães farejadores é muito importante no trabalho contra o tráfico de drogas, tendo em vista que se torna mais rápido e preciso na verificação de bagagens, por exemplo.
A passageira, de 18 anos, responsável pela mala também tinha R$ 800 em espécie e receberia R$ 1.500,00 para levar a droga de Foz do Iguaçu para São Paulo.
Os cães farejadores também são chamados de K9, código policial que vem da língua inglesa da palavra "canine" que significa canino em português, portanto, o K é de "ca" e 9 de "nine".
A equipe de reportagem do Catve.com acompanhou o momento que o mesmo ônibus em que estava a mala rosa foi parado em Cascavel, para uma segunda abordagem.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642