Foto: PPPR
Os detentos de Cascavel (PR) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP) receberam um curso, ofertado pela Polícia Penal do Paraná, para atuar no mercado de trabalho. A capacitação, promovida na última semana, contou com uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Conselho da Comunidade de Cascavel.
As pessoas privadas de liberdade começaram as atividades práticas e teóricas, com carga horária total de 24 horas, em 23 de outubro. A formação ocorreu em 25 de outubro, sendo que as aulas ocorreram na penitenciária.
De acordo com a Polícia Penal do Paraná, os 12 participantes aprenderam técnicas de plantio e manutenção de jardins, além de aplicarem os conhecimentos na criação de um novo espaço verde na unidade e na revitalização dos jardins do Conselho da Comunidade de Cascavel.
O diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrette, reforçou o valor da qualificação oferecida e destacou as oportunidades de trabalho na área de jardinagem para os participantes após a saída da unidade.
"A demanda na cidade de Cascavel e região é muito grande por esse tipo de profissional, visto que a cidade cresce exponencialmente. É uma área em ascensão e, durante o tempo de custódia, os formandos ainda podem aprimorar seus conhecimentos nos canteiros da unidade, que possui grande espaço de ajardinamento", afirmou.
Além disso, a turma teve a oportunidade de reduzir as penas, conforme a Lei de Execução Penal, que prevê a remição de um dia de pena a cada 12 horas de estudo concluídas. A engenheira agrônoma Giane Fatima Dranka Mori, responsável pelas instruções, explicou o conteúdo abordado, que incluiu desde o conhecimento básico de fisiologia das plantas até técnicas de manejo.
"Abordamos um pouco da fisiologia das plantas, qual é a função das raízes, caule, folhas, porque a folha deve permanecer saudável, a importância da poda e como ela pode renovar uma planta. Também falamos sobre estilos de jardins e cuidados necessários para deixar os espaços bem-apresentados ao final do trabalho, o que valoriza o profissional", relatou.
O presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra de Oliveira, pontuou a importância de investir em programas como esse. "Apesar dos erros cometidos, é importante investir em ações que promovam a reintegração social dessas pessoas, qualificando, capacitando e incentivando para que saiam melhores do sistema prisional", enfatiza.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642