Policial

Segurança Pública divulga redução no número de homicídios de janeiro a setembro

De janeiro a setembro de 2024 foram 1.260 ocorrências do crime, 29% a menos que o mesmo período em 2015


Imagem de Capa

O número de homicídios dolosos caiu em todo o Estado nos últimos dez anos, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) na tarde desta terça-feira (08). De janeiro a setembro de 2024 foram 1.260 ocorrências do crime, 29% a menos do que as 1.777 registradas no mesmo período de 2015.

A queda também pode ser percebida na comparação com o último ano, quando o Estado apontou diminuição de 7,6% no número das ocorrências do crime (foram 1.364 registradas no período de 2023 e 1.260 neste ano).

Em 161 municípios do Estado (40,3%), não foram registrados homicídios dolosos no período. Em 105 cidades (26,3%) ocorreu um homicídio e em 89 (22,3%) foram de duas a cinco ocorrências do crime.

"Percebemos uma redução significativa após o lançamento da Operação Cidade Segura. Vamos manter o foco nos municípios com maior incidência de crimes, assegurando uma atuação constante em todos os 399 municípios do Paraná", afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

O secretário também comentou que a Sesp está constituindo uma força de tarefa com as forças de segurança do Estado, o Ministério Público, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e o Poder Judiciário para maior agilidade e vazão a processos, como definição de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.

"Mais uma etapa desse acompanhamento que o Ministério Público vem fazendo junto à Secretaria sobre a implementação desse programa, que tem um projeto bastante ambicioso e coincide com a pauta de prioridades que o Ministério Público do Paraná tem nessa área. Na medida do possível, esperamos conseguir contribuir, seja sobre uma vertente de maior qualificação dos encaminhamentos a serem dados nas respectivas localidades, seja também sobre a perspectiva de planejamento estatal como um todo", disse o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especializada de Segurança Pública do Ministério Público, Alexey Choi Caruncho.

O promotor de Justiça Felipe Lamarão de Paula Soares, ressaltou que a queda dos homicídios colabora para a redução da criminalidade em todo o Estado. "Os números baixando são positivos. Isso é de interesse da sociedade como um todo, e é óbvio que também é uma preocupação nossa, porque geralmente mais homicídios representam mais crimes como um todo. O homicídio muitas vezes é reflexo de alguma outra atividade criminosa, consequentemente, havendo uma queda do número de homicídios, em princípio vamos ter uma diminuição dos demais crimes", ressaltou.

OPERAÇÃO CIDADE SEGURA

Em relação aos homicídios, em 45 municípios do Estado foram registradas 866 ocorrências do crime nos nove meses deste ano contra as 910 do período equivalente no ano anterior. A maior queda ocorreu em Quedas do Iguaçu (-86,7%), que registrou 15 ocorrências do crime no ano anterior e duas neste ano, seguida por Umuarama (-76,5%), que foi de 17 ocorrências no ano anterior para quatro neste ano.

A operação Cidade Segura é um eixo da operação Vida, lançada em setembro de 2024. Com ações preventivas e repressivas, por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens policiais e fiscalizações de veículos e pessoas, reúne as Polícias Militar, Civil e Penal para combater o crime nos municípios paranaenses.

OPERAÇÃO VIDA 

A operação Vida atua nos municípios do estado onde os índices criminais são mais desafiadores. Realizando operações para aumentar a efetividade dos serviços de segurança pública. O programa engloba ações preventivas com atuação da polícia judiciária que precedem operações ostensivas, patrulhamento aéreo e terrestre, abordagens e fiscalização de veículos, intensificando o policiamento.

Gov.br

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial