Policial

Cartões de benefícios de indígenas são desviados por comerciante em Guaíra

O investigado cobrava taxas abusivas para fornecer alimentos às vítimas


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/PF

Um comerciante que desviava os recursos dos cartões de benefícios de indígenas virou alvo de mandado de busca e apreensão cumprido por agentes da Polícia Federal em Guaíra, no oeste do Paraná, na manhã desta terça-feira (27).

Uma denúncia feita pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) informou às autoridades que centenas de cartões de benefícios do governo federal, incluindo aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada e Auxílio Brasil eram indevidamente retidos por uma pessoa em um estabelecimento comercial improvisado.

De acordo com lideranças indígenas, o responsável exigia a retenção dos cartões, juntamente com as respectivas senhas, como condição para fornecer gêneros alimentícios de forma antecipada, cobrando taxas abusivas dos beneficiários.

Os agentes da Polícia Federal constataram o envolvimento de um indivíduo responsável pela retenção dos cartões, além de outros atos ilícitos descobertos. Durante a busca, foram apreendidos documentos que comprovam as anotações de créditos e débitos dos indígenas, senhas, um aparelho celular e um computador, que serão analisados.

Operação Guaripu

A Operação "GUARIPU" integra os esforços contínuos da Polícia Federal para proteger populações vulneráveis, como indígenas e idosos, que dependem de benefícios sociais para sua subsistência.

A PF destaca que a apropriação indevida de recursos destinados a esses grupos constitui um crime grave, que será rigorosamente combatido. As investigações prosseguem com a análise detalhada dos materiais apreendidos, e novos envolvidos poderão ser identificados e responsabilizados.

A ação é destinada a combater os crimes de estelionato qualificado e apropriação indébita do Código Penal em conjunto com o artigo 59 do Estatuto do Índio e o artigo 104 do Estatuto do Idoso.


Assessoria/PF

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial