Policial

O incansável trabalho dos cães farejadores de drogas. Entenda como funciona

Na PRE, o trabalho com os animais tem refletido no número de apreensões


Imagem de Capa

Imagem: Catve

Até o ano passado, o canil do 3º Batalhão da PRE contava com apenas dois cães farejadores. A equipe aumentou e tem sido usado cada vez mais pela corporação.

Eles passaram por avaliação de uma comissão de Policiais Militares do Canil Central da Polícia Militar do Paraná e foram considerados aptos para o serviço policial. Possuem certificados para a detecção de substâncias entorpecentes e armas de fogo.

Atualmente, na PRE (Polícia Rodoviária Estadual) em Cascavel, são quatro cachorros, que trabalham por escala, assim como todos os policiais. Dois deles estavam de serviço.
O Pastor alemão Black, veio de Curitiba, está na polícia há quase três anos e chegou a Cascavel há um mês.

O Eiko é responsável pela maior apreensão de arma de fogo do Paraná, registrada em Iporã no dia 19 de janeiro de 2023. Num fundo falso da cabine do caminhão estavam 92 armas de fogo, sendo 68 pistolas, três fuzis e 21 espingardas calibre 12, além de acessórios e insumos para recarga. A ocorrência rendeu Medalha, reconhecimento, homenagem e atualmente ele participa até de cursos.

Na demonstração ele se prepara e apresenta toda a agilidade na hora de encontrar o produto ilícito.

Outra figura conhecia é o Eiko, um caramelo famoso. Tem quatro anos e chegou na companhia há dois. Foi ele que encontrou um quilo de cocaína escondido em uma parede.

Já o Ethon participou de uma Operação em Palotina que prendeu um casal por tráfico de drogas e armas. A mulher é suplente para cargo de conselheira tutelar na cidade para a atual gestão.

Os números comprovam a eficácia da atuação dos cães na Polícia Rodoviária Estadual, seja ela efetivamente ou de apoio em ocorrências 2023.

As ocorrências no período de janeiro a 10 de abril de 2023 foram 36, no mesmo período de 2024 foram 39. Uso de drogas em 2023 foram 63, em 2024 263. Em relação ao contrabando, no mesmo período, em 2023, 67 ocorrências e em 2024 121. E como todo policial, eles têm um tempo de serviço.

As operações com cães também estão sendo cada vez mais executadas pelas forças policiais do estado, como Bope, Choque, Polícia Penal e BPFRON.

Na última semana, o cão farejador Ollie do Batalhão de Fronteira, ajudou a encontrar mais de 20kg de maconha em ônibus de passageiros em Cascavel.

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial