Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mais de 300 integrantes do Movimento Sem Terra (MST) bloquearam por cerca de três horas o km 390 da PR-170, em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, na manhã desta quinta-feira (19).
Somente o tráfego de veículos de saúde foi autorizado. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), dois policiais foram agredidos e retirados do local à força. Nas imagens, é possível ver um agente de segurança sendo levado por um grupo.
Segundo o MST, os manifestantes começaram a mobilização na tarde de quarta-feira (18), sendo retomada hoje (19). Em nota à imprensa, o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) informou que uma equipe foi mobilizada para o local e, de maneira pacífica, pediu para que os camponeses liberassem a via, considerando que é a única estrada de acesso a União da Vitória (PR).
Além disso, os agentes de segurança destacaram que existe uma Liminar de Interdito Proibitório emitida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarapuava proibindo o bloqueio da via.
Os manifestantes tentaram retirar as armas dos policiais durante a mediação, mas não obtiveram sucesso. Diante da hostilidade, as equipes recuaram para verificar o que deveriam fazer a partir daquele instante. Depois que a PM saiu, os manifestantes retiraram-se da pista.
Segundo a corporação, os policiais envolvidos estão na sede do 16º BPM e passam bem. No momento, a via não está bloqueada, no entanto os manifestantes permanecem no local. A Polícia Militar busca identificar os agressores.
Manifestantes reivindicam regularização fundiária
Em nota, o MST afirmou que os membros de 14 comunidades cobram uma resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a Reforma Agrária de propriedades de Inácio Martins (PR), Pinhão (PR), Reserva do Iguaçu (PR) e Guarapuava (PR), que formam a Brigada Cacique Guairacá do MST-PR.
"As pautas foram apresentadas em uma assembleia com o INCRA, realizada na região há 90 dias. Sem resposta no órgão na data prometida, as famílias ocuparam a estrada sem prazo para sair, até que sejam ouvidas", informa o texto.
O que diz o Incra?
Ao Portal Catve, o Incra afirmou que, desde o início do ano, mantém intenso diálogo com os movimentos sociais. Além disso, de acordo com o órgão federal, existem áreas de conflitos antigas de até 40 anos em Pinhão (PR).
"Nesta sexta-feira (20/10), às 13 horas, será realizada uma reunião no Incra em Guarapuava (PR), no Projeto de Assentamento Nova Geração, com a participação de representante da direção do Incra (Brasília/DF), da Câmara de Conciliação Agrária (de Brasília/DF e Curitiba/PR) e servidores da autarquia no estado para firmar entendimento e esclarecimentos sobre as pautas com os trabalhadores rurais sem terra. Assim, espera-se que as mobilizações estejam suspensas até essa agenda de amanhã."
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642