Policial

PM informa que efetivo em Guarapuava antes de ataque era suficiente para situação de normalidade

Militares haviam comentado que não havia Plano de Contingência para enfrentar situação


Imagem de Capa

Foto: Catve

Ataque de criminosos em Guarapuava chamou a atenção desde o início desta semana, principalmente pela organização dos criminosos. Outro detalhe que teve destaque foi a organização dos policiais para enfrentar o que estava acontecendo.

Diferente do que foi informado pelo comando da Polícia Militar do Paraná ainda na segunda-feira (18), militares contaram que não havia um plano de contingência para o crime.

Em nota para o Portal Catve, a PM disse que o efetivo escalado em Guarapuava no domingo (17) era suficiente para garantir a segurança da cidade em situação de normalidade. "Já era de conhecimento do Alto Comando da Corporação que ações criminosas dessa magnitude estavam ocorrendo no Brasil e teria a informação de que ocorreria algo neste sentido no Estado", diz.

Nota informa ainda que no dia 17 de março uma reunião com todos os Comandantes Regionais do Paraná foi realizada, justamente para determinar que fossem colocados em prática os planos de contingência, elaborados para cada Batalhão do Estado.

"Este plano define onde cada viatura de serviço naquele momento deve ser deslocada, qual ponto de bloqueio deve ser realizado e como o efetivo especializado deve ser acionado, de acordo com as características territoriais de cada cidade. Serve para orientar cada Comandante de como proceder em crimes desta natureza de forma eficaz".

Aliados ao Plano, a PM informa que houve ações espontâneas e voluntárias de Policiais Militares pertencentes a Unidade de Guarapuava em prol da retomada do controle da Cidade.

"Além do Plano de Contingência, existem também o Procedimento Operacional Padrão (POP), elaborado em 2019, que define o que cada policial deve fazer na ocorrência de modalidade criminosa ‘novo cangaço’".

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial