Uma carta que está circulando no WhatsApp alerta que, a partir da convocação de detentos da PEL-2 (Penitenciária Estadual de Londrina), presos de todo o estado iriam se mobilizar como forma de protesto, segundo os presos, às condições em que os detentos são mantidos na Penitenciária Estadual de Londrina. Eles alegam que presos estão morrendo devido a falta de cuidados médicos.
Na carta de uma página é possível ver a reclamação e denúncias feitas pelos encarcerados. Em um trecho da carta é possível ler a seguinte frase: "hoje nós nos encontramos em um sistema penal falido, onde falta assistência médica, jurídica, social, psicológico, psiquiátrico e nem ao menos ao básico para sobrevivência humana ou seja alimentação digna vestimenta e trabalho".
Além da carta, prints de publicações no Facebook mostram presos que estariam fazendo publicações na rede social de dentro das cadeias convocando outros presos e pessoas que não estão detidas.
A reportagem entrou em contato com a PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), que informou que está ciente sobre a carta e que os agentes estão de sobreaviso sobre uma possível movimentação, porém, informou que durante todo o dia a situação está tranquila na PEC.
A PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) informou que não tinha informação a respeito da carta ou da mobilização.
Até a publicação desta matéria a 15ª SDP ainda não havia confirmado se estava ciente em relação à convocação.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642