Na semana passada, o EPC mostrou a situação crítica das marginais da BR-277. A licitação para a obra de recapeamento deve ser realizada ainda em 2025 e a estimativa é de que os trabalhos comecem no início do próximo ano.
Devido às péssimas condições do asfalto, a previsão é de que toda a estrutura seja refeita. Serão recuperados 78 mil metros quadrados nos dois lados da marginal, em um trecho de cerca de oito quilômetros, no sentido Cascavel-Foz do Iguaçu, entre o Trevo do Guarujá e o Núcleo Industrial. Além da reconstrução da via e do sistema de drenagem - por conta dos constantes alagamentos - o projeto também prevê a implantação de uma ciclovia, pista de caminhada e calçada.
No sentido oposto, as intervenções vão ocorrer entre o Trevo e a entrada do Aeroporto de Cascavel. O investimento será de R$ 24,5 milhões por parte do Governo do Estado e R$ 1,4 milhão de contrapartida do município.
A expectativa é de que as obras comecem no início de 2026. Após a assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução será de 15 meses. No momento, o poder público aguarda os trâmites legais da licitação.
"Nossa parte burocrática da Secretaria de Obras já encaminhamos para o Departamento de Compras. O Departamento de Compras agora remete ao Jurídico, que vai analisar toda a documentação. Se estiver correta, segue para abertura de prazo. Esse prazo é de 45 dias a partir da data em que o Departamento de Compras lançar o processo licitatório. Então, esperamos que em janeiro de 2026 possamos concluir o processo e ter uma empresa vencedora. A partir daí, emitimos a ordem de serviço e iniciamos a execução", explica Severino Folador, secretário municipal de Obras de Cascavel.
A situação do asfalto é considerada crítica devido ao tráfego pesado. Há diversos buracos e deformações, o que torna necessário refazer toda a pavimentação.
"Ali será uma remodelação integral. Do lado esquerdo, no sentido da entrada do aeroporto até o acesso ao Guarujá, haverá um recape geral, com base e sub-base novas. Do lado direito, além disso, terá pista de caminhada, ciclofaixa e nova iluminação, beneficiando especialmente os trabalhadores do Núcleo Nicolau Schmidt", finaliza Folador.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642