As multas por conversão à esquerda em locais proibidos diminuíram significativamente em Cascavel. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 7.571 notificações, contra mais de 32 mil no mesmo período de 2024, uma redução de 76%.
A fiscalização é feita por meio de radares eletrônicos. Segundo o diretor de Trânsito da Transitar, Jorge Pinheiro, além de ser uma infração grave, a manobra irregular pode causar acidentes com consequências sérias.
"Essa conversão à esquerda pode envolver um veículo de pequeno porte, como um automóvel, e um ônibus. E nesse tipo de acidente, as proporções de danos, tanto materiais quanto físicos, podem ser grandes", explica.
Para Pinheiro, a queda no número de infrações também está ligada à conscientização dos condutores.
"Todo motorista aprende as normas de circulação durante o curso de formação. Acredito que, além do impacto financeiro das multas, muitos estão percebendo a importância de trafegar com segurança", destaca.
De acordo com o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), realizar conversão à esquerda em local proibido é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
"Nosso objetivo não é multar, mas educar e levar conhecimento para que os condutores circulem com segurança e evitem se envolver em sinistros", finaliza o diretor.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642