Imagem: Prefeitura de Cascavel
Fazer conversão à esquerda em locais proibidos vai além de uma infração de trânsito, representa risco à segurança e pode causar acidentes graves.
De janeiro a setembro de 2025, Cascavel registrou 7.571 notificações pelo artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
O número mostra queda de mais de 76% em relação ao mesmo período de 2024, quando mais de 32 mil infrações foram registradas, indicando que os motoristas passaram a respeitar mais a regra.
A proibição existe desde 2019, quando a Avenida Brasil foi revitalizada e ganhou canaleta de ônibus. Pontos como a Praça do Migrante e a Avenida Barão do Rio Branco exigem que motoristas utilizem ruas alternativas para acessar a esquerda, no chamado "looping de quadra". Na região central, a combinação de faixa de ônibus, pedestres e ciclofaixas torna a conversão à esquerda ainda mais perigosa.
Segundo dados da Transitar, o objetivo da sinalização é evitar acidentes graves. Motoristas que ignoram a regra podem colidir com ônibus, atropelar pedestres ou provocar acidentes fatais. A queda nas notificações mostra que a população está mais consciente dos riscos de desrespeitar a sinalização.
Bruna Guzzo | Catve.com com Prefeitura de Cascavel
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642