Catve
A aferição dos radares de velocidade, utilizados nas vias urbanas e rodovias, é um procedimento essencial para assegurar a precisão dos equipamentos e a legalidade das autuações aplicadas aos motoristas. Entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26), oito equipamentos passam por essa verificação rigorosa em pontos diferentes de Cascavel.
Sem esse processo técnico de calibração, realizado periodicamente pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), os registros de infrações podem ser invalidados, comprometendo a fiscalização e a segurança no trânsito.
De acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), todos os radares devem passar por aferição anual ou sempre que forem instalados, deslocados ou submetidos a manutenção.
No cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a rua Vitória, o radar passa por aferição nesta quinta-feira, porque foi feita uma manutenção recente. Em Cascavel, mais sete equipamentos vão passar por esse processo de aferição, estes com prazo de vencimento próximo. Veja os pontos:
A verificação é feita com um carro do próprio laboratório credenciado e consiste em testar e ajustar os sensores que captam a velocidade dos veículos, com base em padrões técnicos rigorosos. Por isso, os carros passam várias vezes pela mesma faixa e depois conflitam as informações de dentro do carro do Ipem, com os dados reais do sistema da empresa.
Ao final do processo, é emitido um certificado de aferição, que deve estar válido no momento da infração. A Transitar orienta os condutores a redobrar a atenção durante a aferição.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642