Imagem: Reprodução
Um forte vendaval acompanhado de uma tempestade de poeira atingiu a região de Assis, em São Paulo.
Motoristas que passavam pela SP-333, próximo à divisa com o Paraná, registraram a cena impressionante. O céu ficou tomado pela poeira, que reduziu drasticamente a visibilidade e deixou o ambiente com um tom alaranjado, dificultando a viagem.
Em vídeos gravados por populares, é possível ver o momento em que a areia encobre completamente a visão do motorista, tornando ainda mais perigosa a passagem pela rodovia.
Após a nuvem de poeira, a região foi atingida por forte chuva, transformando o cenário e exigindo atenção redobrada de quem trafegava pelas estradas.
Segundo meteorologistas, o fenômeno está relacionado ao avanço de uma frente fria, que trouxe instabilidade generalizada para a região.
Temporais deixam mais de 400 mil imóveis sem energia no Paraná
Em Cascavel 1,6 mil consumidores sem luz, principalmente na área rural.
Temporais foram registrados em várias regiões do Paraná e deixaram 405 mil imóveis sem o fornecimento de energia elétrica. São mais de 5.800 ocorrências para inspeção e atuação dos profissionais da companhia nesta segunda-feira (22).
De acordo com o Instituto de Meteorologia Simepar, além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas nesta manhã, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o vale do Ivaí. Nas estações de Altônia e Ubiratã, na região Noroeste, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas.
Em Bandeirantes na região Norte do Paraná, duas torres de alta tensão foram derrubadas pela força dos ventos. As regiões usualmente atendidas pelas linhas destas torres estão atendidas por linhas alternativas, portanto não há imóveis sem luz por conta da queda. Trabalhadores locais e de outras regiões irão trabalhar na reconstrução das estruturas, com previsão de conclusão para o final desta semana.
Nas regiões Oeste e Sudoeste, são mais de 1.300 ocorrências para atendimento. Os municípios com maior impacto sobre o fornecimento de energia nesta manhã são Anahy, Cruzeiro do Iguaçu, Iguatu, Iracema do Oeste, Lindoeste, São Jorge do Oeste, Terra Roxa e Tupãssi.
Em Cascavel são 1,6 mil consumidores sem luz, principalmente na área rural.
Em Toledo, também há o registro de falta de energia em imóveis e equipes da companhia trabalham para restabelecer serviço.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642