Trânsito

Áreas de escape salvam três vidas em menos de 24 horas em rodovias do Sul do país

Dispositivos de segurança evitam acidentes graves com caminhões que tiveram problemas nos freios


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Arteris

Em menos de 24 horas, as áreas de escape de rodovias administradas pela concessionária Arteris salvaram a vida de três pessoas, evitando acidentes graves em trechos que ligam os estados do Paraná e Santa Catarina. Em todos os casos, os motoristas eram de veículos pesados que apresentaram falha no sistema de freios.

O primeiro incidente ocorreu no sábado (20), na BR-116 em Miracatu/SP, quando a pessoa que dirigia um caminhão utilizou o dispositivo após perceber que os freios não respondiam. Pouco depois, em Guaratuba/PR, na BR-376, um caminhão com problemas semelhantes também usou a área de escape. Já na manhã deste domingo (21), um terceiro caso foi registrado na mesma área da BR-116, quando o motorista de uma carreta precisou acionar a emergência.

Ninguém se feriu em nenhuma das ocorrências. Os veículos foram removidos dos locais por equipes das concessionárias e levados para conserto.

As áreas de escape, que já salvaram mais de 1,3 mil vidas, são pistas com quase 1 metro de profundidade, preenchidas com argila expandida. Elas foram construídas para permitir que os motoristas, em casos de falha mecânica, consigam uma frenagem de emergência segura. Atualmente, existem três dispositivos em concessões da Arteris: dois na BR-376/PR, em Guaratuba, e um na BR-116/SP, em Miracatu.

Diego Hellstrom/Catve.com com Arteris

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito