assessoria
A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou, nesta segunda-feira (11), o Requerimento nº 356/2025 que solicita à Secretaria de Segurança Pública do Paraná a criação e instalação de uma Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito na cidade. O pedido foi assinado por todos os 21 parlamentares.
A iniciativa é resultado de uma audiência pública realizada em 3 de julho, que reuniu autoridades, órgãos de segurança, profissionais de saúde e familiares de vítimas de acidentes. Na ocasião, foram apresentados dados que mostram a gravidade do problema: em 2024, Cascavel registrou 49 mortes no trânsito - média de 4,1 por mês - e, entre janeiro e maio de 2025, já foram contabilizadas 27 mortes, além de 497 feridos e mais de 2,3 mil sinistros. Motociclistas concentram a maior parte das vítimas.
Inspirada no modelo de Curitiba, que tem índice de elucidação acima de 90% em casos de mortes no trânsito, a proposta prevê atendimento prioritário a acidentes com vítimas fatais, com diligências imediatas, levantamento de imagens, perícias e oitivas de testemunhas. Também está prevista a integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e órgãos municipais, além de ações educativas e campanhas de conscientização.
Segundo o vereador Hudson Moreschi, a participação da sociedade será fundamental. "Queremos envolver todos os segmentos organizados da comunidade para construir, juntos, uma resposta eficaz a essa realidade alarmante", afirmou.
Entre as vozes mais ativas nessa mobilização está Mônica Morais, mãe de Fernando Lorenzo, de 9 anos, atropelado e morto em 14 de junho de 2024, no cruzamento da Rua Paraná com a Avenida Piquiri. "Quando uma mãe entrega um filho a Deus, recomeço e superação não existem mais. O tempo não cura. Só de lembrar o sorriso do Nando... eu não aguento", desabafa.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642