Trânsito

Transitar amplia prazo para autorização de eventos que impactam o trânsito em Cascavel

Para grandes eventos, solicitação deve ser feita com 30 dias de antecedência


Imagem de Capa

A Transitar alterou os prazos para solicitação de autorização de eventos e serviços que interferem no trânsito de Cascavel. Antes, o pedido podia ser feito com até 72 horas de antecedência, tanto para grandes quanto para pequenos impactos. Agora, o protocolo precisa ser feito com no mínimo 30 dias de antecedência para eventos de grande impacto e 5 dias úteis para os de impacto moderado.

Segundo Charles Ponciano, supervisor de Trânsito da Transitar, a classificação dos eventos é feita conforme o nível de interferência no tráfego.

"Nós consideramos um evento de grande impacto aquele que há uma interdição total da via ou um desvio do fluxo de veículos. Quando há essa interdição total ou desvio, classificamos como grande impacto", explica.

Já o médio impacto ocorre quando a interdição é parcial. "É o caso de uma via com três pistas, por exemplo, onde uma é interditada e duas continuam fluindo. Esse tipo de situação não gera desvio nem altera rota de transporte coletivo, então consideramos impacto médio."

A mudança, segundo Ponciano, permite um melhor planejamento. "A alteração veio para que a gente possa se programar com antecedência para esses eventos, que acontecem bastante na cidade. Também serve para informar a população sobre desvios, fechamentos ou impactos temporários nas vias."

O requerimento deve ser feito exclusivamente por mensagem de texto para o número (45) 99124-1467. Apenas eventos beneficentes são isentos de taxas. Para os demais, é cobrada uma tarifa que varia conforme o tamanho e o impacto do evento, com valor mínimo equivalente a meia unidade fiscal do município, pouco mais de R$ 30.

"Quando chega para nós um requerimento de fechamento de vias ou de algum evento, com base naquele planejamento nós calculamos o tempo que a via ficará fechada e o impacto disso no trânsito. Com base nisso, aplicamos a tabela de valores e definimos o custo do evento", finaliza o supervisor.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito