Nos primeiros quatro meses de 2025, Cascavel já registrou quase 38 mil multas de trânsito. Segundo o relatório da Transitar, abril foi o único mês do ano, até o momento, com redução no número de infrações.
A principal infração continua sendo o excesso de velocidade. Em abril, foram quase 6 mil registros — número menor do que em março, quando houve 6.800 autuações. Também houve queda nas infrações por avanço de sinal vermelho, que passaram de 1.741 em março para 1.572 em abril.
As multas por parar sobre a faixa de pedestres também caíram: foram 49 no mês passado, contra 66 em março. Já as conversões em locais proibidos vêm diminuindo desde o início do ano — foram 1.479 em janeiro, 1.046 em fevereiro, 536 em março e 484 em abril.
No comparativo geral, abril teve o menor número de multas do ano, com pouco mais de 8.800 registros. Em janeiro, foram 9.765; em fevereiro, 9.530; e em março, 9.841.
O diretor de Gestão de Trânsito da Transitar, Jorge Pinheiro, comentou sobre os resultados:
"Através de muitas palestras e campanhas que temos realizado, talvez estejamos conseguindo conscientizar um pouco mais o condutor que trafega pelas nossas vias. Como sempre digo, a nossa prioridade é a redução de acidentes e do número de vítimas."
A única infração que apresentou aumento foi a de trafegar por faixa ou via exclusiva para transporte público: subiu de 698 em março para 752 em abril, um acréscimo de 54 multas.
Nesta segunda-feira (26), a Transitar concluiu os trabalhos de aferição dos radares, incluindo o equipamento da Rua Paraná.
"Semestralmente, nossos radares são aferidos com o pessoal do Imetro e com nossas equipes. Na semana passada, já estávamos finalizando", explicou Pinheiro.
A expectativa da autarquia é de que o relatório referente a maio, que será divulgado no próximo mês, apresente uma nova queda nos números.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA