JC
Está cada vez mais difícil estacionar na cidade, não é só no centro não, nos bairros também. Em alguns horários, nem mesmo estacionamento rotativo diminui a disputa por uma vaga.
Com a escassez de vagas, o que muitos têm feito é criar estacionamentos exclusivos. Principalmente, se tratando de espaços comerciais.
Em uma loja, por exemplo, foram colocados limitadores de acesso e placas que indicam que no local só é permitido que os clientes estacionem. Já em outro lugar, diz que o estacionamento também é para clientes e que quem não respeitar está sujeito a guincho.
E essa prática tem se espalhado, algumas calçadas foram pintadas com faixas amarelas para delimitar a área de estacionamento.
Em Cascavel, os estacionamentos recuados são permitidos, desde que atendam às normas municipais de urbanismo, acessibilidade e segurança viária.
O Código de Obras do Município exige que as vagas internas não obstruam a circulação de pedestres. Mas o que muitas pessoas têm dúvidas é se essas vagas são públicas ou de domínio do estabelecimento, e, ainda, se o proprietário pode proibir os motoristas de estacionar.
O encarregado de serviço da Transitar, Jean Duarte, explicou que elas são consideradas vagas públicas. A partir do momento que você abre a área de estacionamento para os usuários utilizarem, sejam clientes ou não, passa a ser um estacionamento público. Sem o controle de cancela, não há como cobrar que seja proibido o estacionamento neste local", completou.
O que, na prática, significa que nenhum estabelecimento pode reservar uma vaga por conta própria.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem de Déborah Evangelista | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642