Foto: Jürgen Mayrhofer | Secom
A ponte sobre o Rio Forqueta, no km 75 da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, está novamente de pé menos de um ano após ser completamente destruída pela enchente que devastou o Vale do Taquari em maio de 2024. A nova estrutura foi inaugurada nesta quinta-feira (10), sete meses após o início das obras no canteiro.
A antiga ponte colapsou em 2 de maio do ano passado, quando a força das águas rompeu a ligação entre os dois municípios. A tragédia mobilizou o Estado e trouxe à tona a importância da rodovia para o tráfego local e regional.
Menos de três semanas depois, no dia 20 de maio, foi lançada a licitação para a reconstrução. O contrato com a empresa vencedora, Engedal Construtora, foi assinado em 3 de junho, e as obras começaram oficialmente em setembro.
O tráfego de veículos leves foi liberado no início de março, e agora a estrutura está completamente pronta. Ao todo, são 172 metros de extensão — 51 a mais que a ponte anterior — e 10,7 metros de largura, com duas faixas de rodagem, passagem para pedestres e ciclistas, além de um vão livre de 2,10 metros e uma elevação de 5 metros em relação à estrutura anterior, para reduzir o risco de novos alagamentos.
Com investimento de R$ 22 milhões, provenientes da arrecadação de pedágios da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), a ponte foi projetada com foco em segurança, modernidade e resiliência. A superestrutura recebeu 234 toneladas de aço e mais de 2.200 metros cúbicos de concreto, o que representa mais de 5.500 toneladas.
Redação e Governo do RS
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642