Trânsito

Nome errado de rua em Francisco Beltrão é descoberto após 30 anos

Rua Marechal Rubens Paiva ganhou notoriedade após filme ‘Ainda Estou Aqui’ vencer o Oscar®


Imagem de Capa

Foto: Google Street View

A rua Marechal Rubens Paiva, no bairro Novo Mundo, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, pode ter o nome corrigido após 30 anos. A denominação foi revisada recentemente por Edio Riedi, servidor da prefeitura da década de 90 responsável pela escolha dos nomes das vias da região.

Edio Riedi escreveu, em carta endereçada ao prefeito, que a rua deveria ser chamada apenas de "Rua Rubens Paiva", sem o título ‘Marechal’, já que o político nunca ostentou esse cargo. O nome de Rubens Paiva, ex-deputado federal cassado, preso e morto pela ditadura militar, foi escolhido para homenageá-lo.

O erro veio à tona a partir da vitória do longa-metragem ‘Ainda Estou Aqui’ como Melhor Filme Internacional no Oscar® 2025, feito inédito para a cultura nacional. A Prefeitura de Francisco Beltrão informou que o departamento jurídico analisa a necessidade de um projeto de lei para corrigir o nome da rua, que, se aprovado pela Câmara de Vereadores, poderá ter a denominação restabelecida como originalmente previsto.

‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, fez história ao vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional.

A produção desbancou "Emilia Pérez", do francês Jacques Audiard, que era apontado como um dos favoritos ao prêmio após vencer a categoria em outras premiações, como o Globo de Ouro. O musical estrelado por Zoe Saldaña e Karla Sofía Gascón ficou marcado por polêmicas nas semanas anteriores ao maior prêmio do cinema mundial.

Portal Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito