Trânsito

Vídeo: carona na 'rabeira' de ônibus quase vira tragédia em Curitiba

Adolescente ficou preso no veículo na Avenida Winston Churchill


Imagem de Capa

Um vídeo que circula as redes sociais mostra um momento de aflição em Curitiba. Os dois jovens de bicicleta estavam "pegando carona na rabeira do ônibus do transporte público", quando um deles ficou preso ao veículo.

A cena, que por pouco não se tornou uma tragédia, foi registrada por um motorista na Avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso, nesta segunda-feira (20). As imagens mostram que assim que um dos garotos ficou preso, o outro rapidamente desceu da bicicleta e para ajuda-lo.

Ainda correndo o risco de serem atropelados por outros veículos, os rapazes saíram da via.

A prática é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, podendo resultar em multa e até detenção, além de colocar em risco a vida dos envolvidos e de outros usuários.

A empresa responsável pelo sistema de transporte da cidade relatou não ter registro do caso. Através de nota, a prefeitura deixou orientações.

NOTA

A Prefeitura de Curitiba faz um alerta para o crescimento dos casos de conduta perigosa de pedestres e ciclistas nas canaletas de ônibus da cidade. A circulação nestes locais, que é proibida, aumenta o risco de acidentes envolvendo ônibus do transporte coletivo.

A Prefeitura vem reforçando ações educativas para orientar a população sobre os perigos de trafegar nas canaletas. As ações também ocorrem com abordagem, com o apoio da Guarda Municipal e da Delegacia do Adolescente junto a grupos de ciclistas, muitos deles que organizados em eventos de "rabeira" nos ônibus, sobre as normas de trânsito e os riscos envolvidos em circular nas canaletas exclusivas

As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade.

No entanto, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias. Ou seja, caminhar, pedalar ou praticar esportes neste espaço é proibido e bastante perigoso.

Direção Defensiva

Para tentar minimizar os riscos de acidentes, a Urbs reforçou o treinamento de motoristas na área de direção defensiva. Além das ações permanentes de reciclagem, vem sendo promovido um treinamento especial, que envolve todas as operadoras de ônibus da cidade e os 2,8 mil motoristas em atividade.

Ações Educativas

Além disso, a Setran desenvolve ações e campanhas educativas periodicamente. Os agentes concentram-se nos principais eixos do transporte coletivo para orientar e desencorajar essa prática. Panfletos informativos são distribuídos para alertar ciclistas e pedestres sobre condutas perigosas no trânsito. Além da ação dos agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran), também são realizadas operações integradas com a participação de fiscais da Urbs e guardas municipais

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diz que quando o menor de idade é flagrado praticando a rabeira, pode ser detido. Em casos sem gravidade, ele é entregue aos responsáveis mediante termo de compromisso. Em casos onde o adolescente é apreendido, é encaminhado para o sistema e, em seguida, apresentado ao MP para aplicar a penalidade pelo ato infracional. Não havendo o flagrante, mas com a identificação do infrator, a investigação é feita pela Polícia Civil e depois encaminhada ao MP.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito