Imagem: Catve.com
Neste domingo (5) foi o primeiro dia do passe livre no transporte púbico de Cascavel. Logo cedo, o Terminal Oeste estava com diversas pessoas, a maioria que seguia para o trabalho, mas que disseram que a gratuidade aos domingos será algo bom para toda a população que utiliza o transporte.
Segundo a Transitar, o movimento de pessoas que utilizam o transporte público aos domingos chega a 10 mil pessoas, e a medida busca incentivar o lazer e o turismo aos fins de semana.
De acordo com o prefeito Renato Silva, o custo dos ônibus é pago por quilômetro rodado, por isso, o município analisou que com a gratuidade aos domingos, as contas não alterariam muito.
A medida também valerá para os feriados de Natal, Ano Novo e aniversário da cidade. No entanto, não há expecitativa que outros feriados sejam incluidos nesse projeto.
Para as pessoas que possuem o cartão ValeSim, ele será apresentado normalmente na catraca, mas a passagem não será descontada. E quem não possui o cartão, poderá embarcar pelas portas traseiras dos ônibus, basta solicitar ao motorista.
Na oportunidade, a CATVE aproveitou para questionar o prefeito de Cascavel sobre o passe livre para estudantes, que é um movimento antigo da categoria. Renato disse não saber dessa pauta, mas que irá se informar sobre o assunto. Atualmente, os estudantes possuem meio passe. A passagem inteira está R$ 4,65 para eles R$ 2,32.
O decreto do passe livre aos domingos foi assinado na quarta-feira (1) durante a cerimônia de posse do novo prefeito Renato Silva.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642