No Brasil, as faixas de pedestres são regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e devem ser respeitadas por motoristas e pedestres.
As faixas são pintadas em branco para chamar a atenção dos usuários e, geralmente localizadas em cruzamentos, interseções e áreas próximas a escolas, hospitais e locais de grande fluxo. E, embora a preferência seja de quem está a pé, isso não garante que simplesmente sinalizar ao condutor seja uma travessia segura.
Quanto às faixas das rotatórias, a atenção dos pedestres precisa ser redobrada. Não há muito debate quanto a sinalização com o braço ajudar ou não a travessia. Mesmo que o pedestre tenha a preferência, é importante a confirmações do condutor para maior segurança.
Um caso flagrado na rua Paraná mostra uma pedestre que seguia pela calçada em direção à faixa, mas acabou atravessando fora da passagem. Na Avenida Brasil, a desatenção é ainda maior, com pessoas que passam longe da faixa.
Outro problema é o pedestre com fone de ouvido. Isso não é proibido, mas a desatenção para quem caminha também é muito sério. Em 2016, em Toledo, um homem foi atropelado por um caminhão da coleta de lixo, por estar distraído no celular.
Rapaz se distrai com celular e morre atropelado em Toledo
Em Cascavel, há dispositivos que facilitam a vida dos pedestres, como botões que ajudam a diminuir o tempo do sinal verde para os veículos. Além disso, algumas faixas são iluminadas, o que permite que condutores e pedestres consigam visualizar melhor a sinalização.
Confira mais detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642