Trânsito

Renovação da carteira de motorista poderá exigir teste psicotécnico

Exame é realizado apenas na primeira habilitação


Imagem de Capa

A proposta segue em discussão no Congresso Nacional, com a intenção de impor que, a cada renovação, os motoristas brasileiros realizem um teste psicológico, o psicotécnico, como era chamado antigamente, aquele que é feito toda vez que o cidadão vai tirar sua Permissão Para Dirigir. A proposta partiu do senador do Amapá, Davi Alcolumbri, do União Brasil.

Segundo a psicóloga Letícia Rezzadori, as pessoas mudam não só fisicamente com o passar dos anos, mas também o emocionalmente. E isso pode comprometer a capacidade da pessoa em atividades de rotina, com trabalhar, operar máquinas e conduzir veículos.

O exame psicotécnico do Detran é uma avaliação psicológica obrigatória para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O teste é composto por diversas atividades que avaliam questões como:

Percepção visual;

Coordenação motora;

Memória;

Capacidade de comunicação

Raciocínio lógico; e

Personalidade.

O objetivo é avaliar se o candidato está apto para dirigir e se o mesmo consegue lidar com as situações diárias enfrentadas no trânsito brasileiro. Os futuros motoristas realizam diversas atividades que avaliam as habilidades psicológicas, como testes de raciocínio lógico, memória, testes de personalidade e percepção visual e auditiva, mas segundo o diretor da CIRETRAN de Cascavel, José Ivanir, outro teste poderia ser feito na hora do condutor renovar a CNH.

O texto aprovado pelo Senado foi ratificado no mês de agosto pela Comissão de Viação de Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados e aguarda parecer e análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira mais detalhes no vídeo:


EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito