Trânsito

Radares Doppler: equipamento tem alcance de 100 metros para fiscalizar motoristas

Em Curitiba, há 75 pontos de monitoramento com a tecnologia


Imagem de Capa

Que atire a primeira pedra o motorista que nunca deu aquela "freadinha" antes do radar para evitar ser multado. No entanto, o avanço da tecnologia fez com que estes equipamentos deixassem de flagrar apenas o excesso de velocidade. Em funcionamento desde 2020 em Curitiba, os chamados radares Doppler são um exemplo disso.

O equipamento utiliza ondas eletromagnéticas para registrar tudo o que está até 100 metros antes e depois do local de instalação, dificultando a vida dos motoristas espertinhos e provocando uma mudança de comportamento.

Nem mesmo os motociclistas conseguem escapar da nova tecnologia.

Além de registrar a velocidade dos veículos, estes radares flagram infrações como conversões e retornos proibidos, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e uso de faixa exclusiva.

Mas com o reforço da inteligência artificial, equipamentos em teste já conseguem detectar também outros comportamentos dos motoristas, como falta do cinto de segurança e uso de celular ao volante.

Em Curitiba, são 75 pontos monitorados por este tipo de equipamento.

Confira os detalhes no vídeo:


EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Trânsito
Últimas notícias de Trânsito