Foto: Reprodução/IAT
Um cervídeo chital (Axis axis), nativo das florestas da Ásia, como Índia, Sri Lanka, Nepal e Bangladesh, foi atropelado perto do km 577, na BR-277, em distrito de Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã desta terça-feira (3), por volta de 6h30.
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), o cervo adulto, com cerca de oito anos, sofreu traumatismo craniano e algumas lesões na pele. Por conta dos ferimentos, o animal não pode ser solto na natureza.
Os veterinários do zoológico de Cascavel e do IAT realizaram a ação de resgate com apoio da equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR). Atualmente, o animal está no zoo municipal e, em breve, será transferido para um santuário, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O cervídeo chital foi introduzido na América do Sul, na Argentina e no Uruguai, para fins de caça esportiva na década de 1930. No Parque Estadual do Espinilho, no Rio Grande do Sul, os primeiros registros ocorreram em 2009. O bicho também foi flagrado no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e em Santa Catarina. Os machos da espécie podem pesar mais de 100 kg e atingir um metro de altura.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642