Atenção: Transitar alerta para as novas regras de trânsito

Mudanças vão ocorrer a partir de segunda-feira (12)

10 de abril de 2021 | 15h18 | Atualizado há 31 dias

Foto: Catve
PUBLICIDADE
A partir de segunda-feira (12) entram em vigor as alterações da Código de Trânsito Brasileiro, e a Transitar irá fazer orientações sobre as mudanças em diferentes pontos de Cascavel a partir desta data. "O objetivo é chamar a atenção dos condutores e demais usuários da via pública para as mudanças, pois as 59 mudanças do CTB impactam, direta ou indiretamente, para todos" explica Simoni Soares, presidente da Transitar.

Uma das mudanças está na renovação da Carteira Nacional de Habilitação que terá prazo de validade estendido para motoristas com menos de 50 anos. A renovação passará a ter validade de dez anos e não mais de cinco como é atualmente. Motoristas com 50 anos, ou mais, até 70 anos, terão que renovar a cada cinco anos e maiores 70 de três em três anos.

Outra mudança é a idade mínima para transportar crianças em moto, que passa dos sete para 10 anos. "A crianças precisa ser transportada de forma segura e o capacete tem que ser compatível com o tamanho da cabeça dela", explica a educadora de trânsito, Luciane Moura.

Outra mudança na questão da CNH é com relação a pontuação por infrações. A carteira será suspensa ao atingir 20 pontos apenas para quem tiver duas infrações gravíssimas no período de 12 meses. Se o condutor tiver apenas uma infração gravíssima ao longo de um ano, a CNH só será suspensa ao atingir 30 pontos. Condutores profissionais ou sem infração gravíssima poderão ter o documento suspenso apenas ao atingir 40 pontos.

A cadeirinha é obrigatória para crianças com idade inferior a 10 anos e 1,45 metro de altura. Quem desrespeitar estará cometendo infração gravíssima. "O importante é que o transporte de crianças corretamente em cadeirinhas seja um ato de amor dos pais e não obrigação. As pessoas precisam dar exemplo no trânsito", afirma Luciane.

A mudança também fica mais rigorosa para o caso de motoristas embriagados que se envolverem em acidente que resulte em homicídio culposo ou lesão corporal culposa.

A equipe do órgão executivo de trânsito da Transitar esteve reunida durante toda a manhã deste sábado (10) para debater sobre as mudanças do CTB e seus impactos na atividade do órgão e para os condutores. Segundo Simoni, a Transitar trabalha no processo de capacitação dos servidores que desempenham as atividades de trânsito e na intensificação das ações educativas e de orientação junto à população. Ela desta que as mudanças são significativas e vêm ao encontro das ações que já vem sendo desenvolvidas pela Autarquia.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM