Portal Agro

Cascavel está entre os 30 municípios do Paraná com vacinação obrigatória contra raiva em herbívoros

A raiva é uma zoonose, ou seja, pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos


Imagem de Capa

O aumento dos casos de raiva em rebanhos herbívoros no Oeste do Paraná levou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) a tornar obrigatória a vacinação dos animais em 30 municípios da região. A medida foi oficializada pela Portaria nº 368/2025 e vale para todos os herbívoros domésticos a partir dos três meses de idade, incluindo bois, búfalos, cavalos, mulas, asnos, ovelhas e cabras.

De acordo com Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, a decisão foi tomada após o avanço da doença no Estado. Em 2024, o Paraná registrou 227 focos de raiva, sendo mais da metade nas áreas de Cascavel e Laranjeiras do Sul. Até setembro deste ano, já foram confirmados 166 focos em 41 municípios, 81 deles na mesma região.

A raiva é uma zoonose, ou seja, pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos. Os principais sintomas em bovinos incluem isolamento, apatia ou agitação, salivação intensa, dificuldade para engolir e paralisia dos membros. "Se um animal apresentar esses sintomas, o pecuarista não deve tocá-lo e deve acionar imediatamente as autoridades sanitárias", orienta Nicolle.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, reforçou a importância da prevenção. "O Sistema FAEP está à disposição para orientar os produtores e ajudar na conscientização sobre a necessidade da vacinação para proteger os rebanhos comerciais", afirmou.

Entre os municípios que devem vacinar estão Cascavel, Foz do Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu, Quedas do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Capanema, Pérola d’Oeste e Vera Cruz do Oeste.

A obrigatoriedade da vacinação é mais uma medida para conter a propagação da doença e preservar a saúde animal e pública no Estado.

Antonio Mendonça/ Catve.com/ FAEP

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro