Portal Agro

Biosseguridade é apontada como chave para reabertura total dos mercados da avicultura paranaense

Reunião em Cascavel debate estratégias para fortalecer a avicultura paranaense


Imagem de Capa

O investimento contínuo em biosseguridade foi apontado como o principal pilar para a reabertura completa dos mercados internacionais da avicultura brasileira. A conclusão foi destacada durante reunião da Comissão Técnica (CT) de Avicultura do Sistema FAEP, realizada na terça-feira (28) em Cascavel, no Oeste do Paraná.

O encontro, sediado no Sindicato Rural do município, reuniu representantes de avicultores das principais regiões produtoras do Estado para discutir estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva.

Em maio deste ano, o Brasil registrou pela primeira vez um caso de influenza aviária em granjas comerciais — um foco isolado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O episódio levou ao fechamento temporário de mercados internacionais para o frango brasileiro. Com o controle da situação, boa parte das exportações já foi retomada, mas ainda faltam dois grandes mercados: a China e parte da União Europeia.

"Apesar de alguns mercados ainda não terem sido reabertos, já reconquistamos boa parte do nosso prestígio internacional após a crise da influenza. É uma questão de tempo até retomarmos mais negócios", afirmou Diener Gonçalves, presidente da CT de Avicultura do Sistema FAEP.

O presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, reforçou que o setor conta com uma estrutura sólida. "Temos uma avicultura robusta e um sistema sanitário exemplar. Isso é um trunfo para reabrirmos mercados após a crise da influenza aviária", destacou.

Para o consultor técnico em avicultura Marcos Scherer Junges, a biosseguridade é o caminho para uma recuperação mais rápida e sustentável. "O Brasil é altamente competitivo e precisa manter o foco na biosseguridade para garantir eficiência na reabertura dos mercados", explicou.

Junges ressaltou ainda que biosseguridade vai além de investimentos em infraestrutura, envolvendo a mudança de comportamento em todos os elos da cadeia produtiva. "A maior parte da biosseguridade está nas atitudes do dia a dia. É essencial investir em treinamento e criar rotinas claras dentro das granjas", completou.

Atualmente, o Paraná é o maior produtor de frango do país e, em diversos municípios, a avicultura representa a principal fonte de renda, conforme dados do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

Antonio Mendonça/ Catve.com/ FAEP

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro