Portal Agro

Sociedade Rural do Oeste aceita discutir permuta do Parque da Expovel com a Prefeitura de Cascavel

Negociação prevê a troca do tradicional espaço às margens da BR-277 por uma nova área


Imagem de Capa

A Sociedade Rural do Oeste confirmou que está disposta a discutir a proposta da Prefeitura de Cascavel para a permuta do Parque de Exposições Celso Garcia Cid, local onde há mais de 40 anos é realizada a Expovel - tradicional feira agropecuária e industrial da cidade. A resposta positiva foi entregue nesta quinta-feira (22) diretamente na Casa Civil.

O Parque, que leva o nome do empresário e pecuarista espanhol Celso Garcia Cid em homenagem à sua contribuição para o melhoramento genético da pecuária brasileira, está localizado às margens da BR-277, na saída para Foz do Iguaçu. Atualmente, a área pertence à Sociedade Rural, mas cerca de 30 mil dos quase 150 mil metros quadrados são utilizados pelo município, que inclusive abriga no local a Secretaria Municipal da Agricultura.

A Prefeitura propôs a permuta do terreno em março e, agora, com a sinalização favorável da Sociedade Rural, os técnicos do município darão início aos estudos de viabilidade da troca. Uma comissão técnica conjunta será criada para avaliar os termos da negociação.

O presidente da Sociedade Rural do Oeste, Devair Bortolato, explicou as condições para a concretização da permuta:

"Concordamos em sair do local, desde que a prefeitura nos ofereça uma nova área com o mesmo tamanho e as construções necessárias — não precisa ser exatamente o que temos hoje, mas algo que permita a viabilidade da Sociedade Rural. Precisamos de espaço para shows, rodeios, laço, escritórios, salão de palestras, restaurantes... Se isso estiver pronto, fazemos a permuta: eles nos entregam a nova estrutura e devolvemos o terreno atual."

Segundo a entidade, não há envolvimento de dinheiro na negociação direta, mas sim na desapropriação da nova área e na construção da infraestrutura. A Sociedade Rural indicou três possíveis regiões para a nova sede, que ainda estão sendo analisadas de forma extraoficial.

"Nós sugerimos algumas localizações onde gostaríamos de ficar. Agora, cabe à prefeitura avaliar se tem orçamento ou se buscará recursos externos. O importante é que só sairemos daqui quando tudo estiver construído e pronto para uso", reforçou Bortolato.

A intenção do município, ao assumir o espaço atual, é construir um centro de eventos, uma arena multiuso e um centro de convenções. Os próximos passos dependem dos estudos técnicos e da formalização dos acordos entre as partes.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro