Catve
A primeira safra de milho no Paraná superou as expectativas e bateu recorde de produtividade, mesmo com uma área de plantio menor. O bom desempenho no campo e o preço estável da saca têm animado os agricultores. Mas, para a segunda safra, o cenário já é mais desafiador, com perdas causadas pela falta de chuva em algumas regiões.
A colheita da primeira safra já foi concluída e os números impressionam: foram produzidas 2,9 milhões de toneladas, a maior produtividade média da história, mesmo com redução na área plantada — que neste ano ficou em 269 mil hectares.
Apesar da queda de 9% na área cultivada em relação à safra passada, o crescimento na produção foi de 15%.
A segunda safra já está plantada, mas o tempo tem dificultado. Em várias regiões do Paraná, produtores já relatam perdas por conta da estiagem.
Na propriedade do agricultor Alisson Daga, em Sede Alvorada, distrito de Cascavel, a aposta agora é toda no milho. Na primeira safra, ele plantou soja. Desta vez, são 100 hectares de milho, com expectativa de colher pelo menos 350 sacas por alqueire. Mesmo com os desafios, ele segue otimista.
O preço do milho continua estável, o que reforça o interesse dos produtores na cultura.
Confira a matéria completa no vídeo acima.
Reportagem Déborah Evangelista | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642