O cultivo do trigo é uma aposta arriscada, a planta gosta de frio, mas não é muito fã da geada.
Em uma propriedade em Rio do Salto, a colheita começou nesta segunda-feira (19) e, se continuar com sol, deve terminar no máximo em 15 dias.
Nesse ano o clima foi um aliado, e favoreceu a cultivo do trigo na região. Até teve registro de geada, mas não suficiente para prejudicar o desenvolvimento da planta. A previsão de que o frio deve voltar nos próximos dias já não preocupa mais, o que não pode é chover.
Neste ano, o agricultor, Adriano Zanotto, plantou 40 alqueires e espera colher mais de 100 sacas por alqueire, sendo um bom resultado para ele. Mas nem todos tiveram a mesma sorte, segundo o Departamento da Economia Rural, algumas lavouras no estado foram afetadas pela geada mais intensa das últimas semanas, além também da seca.
O estado deve colher 3,61 milhões de toneladas de trigo. No ano passado 3,64 milhões foram colhidas. A tendência, determinada principalmente pelas condições climáticas, é de redução de 1%.
Confira os detalhes no vídeo:
EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642