JC
O trigo é a principal cultura de inverno do Paraná. O Erlon Zardo, produtor rural de Cascavel, diz que se mantém otimista com o desenvolvimento da planta em relação a produção deste ano.
O produtor conta que diferente de outras áreas, não faltou chuva no começo do ciclo e que o excesso de precipitação na semana retrasada não chega a trazer grandes prejuízos pela fase que a planta se encontrava. Se tudo correr bem, dentro de um mês deve colher mais de 60 sacas por hectare.
Nesta safra foram semeados 1,1 milhões de hectares de trigo no Paraná. A produção inicial estimada é de 3,8 milhões de toneladas, mas os números ainda precisam ser atualizados, com possibilidade de baixar.
O clima é sempre uma incógnita, mas a expectativa não é animadora, com dias secos e poucas janelas de chuva até a colheria. Já o preço teve uma melhora com relação ao ano passado. A saca de 60 quilos está sendo comercializada hoje a R$ 75, ano passado estava R$ 66 nesse mesmo período.
Ainda assim para ser mais lucrativa, a cultura deveria estar mais valorizada. Não só pelo preço, mas a próprio comercializai do trigo é um pouco diferente das outras culturas.
Confira os detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642