Agro

Indígenas expandem invasão e ocupam fazenda em Guaíra

Área fica localizada perto do Aeroporto Municipal; Força Nacional reforça a segurança das propriedades


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal

Os indígenas expandiram a invasão ao ocuparem uma fazenda localizada perto do Aeroporto Municipal de Guaíra, no oeste do Paraná, na manhã de quinta-feira (19).

Segundo a Secretaria de Segurança do Município, as forças de segurança do município, como Guarda Municipal e Polícia Militar, acompanham a movimentação nas terras em conflito. A Força Nacional, do Governo Federal, também reforça a segurança das propriedades.

Além da fazenda, os grupos indígenas já haviam invadido outros dois terrenos: um na região da pedreira e outro na Vila Eletrosul, ambos em Guaíra.

Na quarta-feira (17), autoridades municipais, estaduais e federais estiveram reunidas na tentativa de solucionar o conflito na região. As invasões começaram, no começo de julho, com a tensão se intensificando após uma invasão em Terra Roxa (PR), no último domingo (14).

Um documento foi assinado, durante a reunião, pelos representantes governamentais para ser apresentado à diretoria da Itaipu Binacional. A proposta sugere a possibilidade da compra de terras, por parte da Itaipu, como meio de resolver o problema que envolve os povos indígenas da região.

Durante a construção da Usina de Itaipu, áreas rurais de Terra Roxa e Guaíra foram alagadas. Por conta disso, os invasores reinvindicam os espaços. Um processo transcorre na Justiça para que a Itaipu conceda um novo local aos indígenas.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro