Foto: Catve
O caminhão nas mãos da Hális Yane faz parte da rotina do dia a dia na propriedade rural que fica na comunidade cachoeira Alta em São João Distrito de Cascavel. A cena que não é comum de ser vista faz parte da realidade de muitas mulheres, por lá não tem muito glamour não. Além de ajudar a administrar a propriedade, para ela quando o assunto é caminhão não tem corpo mole, ela planta, colhe, coloca a mão no pesado.
A Halis Yane dirige as máquinas agricolas faz 10 anos, foi a necessidade que motivou para que ela ajudasse na lavoura.
Na hora de levar o que foi colhido para a cooperativa não tempo ruim, mas ela conta que é raro ver uma mulher por lá dirigindo um caminhão.
Como mulher, a Halis Yane se divide entre as tarefas da casa, o cuidado com os filhos e os afazeres do campo.
A Halis Yane representa milhares de mulheres que atualmente trabalham na área rural. Juntas elas têm uma representatividade de que cresce cada vez mais.
Dados do último censo agropecuário que é de 2017 apontam que no Brasil 947 mil mulheres são as responsáveis pela gestão nas propriedades. De acordo com o Instituto do desenvolvimento Rural do Paraná, na região de Cascavel na década de 90 apenas duas mulheres trabalhavam no setor, atualmente do quadro de 30 pessoas, sete cargos são ocupados por elas. Nos últimos anos as mulheres desenvolveram um papel muito forte e importante de liderança. Com o passar do tempo a mulher sentiu a necessidade de ocupar o seu espaço.
O avanço da tecnologia tem um papel importante na participação feminina no agronegócio
confira mais detalhes no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642