A colheita do milho está quase no fim na região e os agricultores apostam na safra de verão da soja, que deve ser maior neste ano.
Nem mesmo no feriado as máquinas descansam no campo. A colheitadeira e a graneleira, trabalham sem parar, abastecem o caminhão que, quando cheio de grãos, vai direto para cooperativa.
Em uma propriedade de Cascavel falta pouco para terminar a colheita do milho. Neste ano, o agricultor plantou 113 alqueires, e agora faltam apenas 20 para finalizar. Ele acredita que, se o tempo colaborar, o trabalho encerre no começo da próxima semana.
Segundo o departamento de economia rural, a área de soja no estado vai aumentar 5.790 mil hectares para 5.801 mil hectares. Enquanto no milho, a área vai diminuir de 379 mil hectares para 317 mil hectares.
Por isso, o agricultor aposto na soja. Plantou 161 alqueires, enquanto do milho apenas 5. Ele levou em consideração, o preço da saca que no ano passado chegou a R$ 95, e nesse ano está R$ 43.
No próximo domingo (10), termina no Paraná o vazio sanitário, o período que começou em 10 de junho no estado. O vazio sanitário, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja. O objetivo é reduzir ao máximo possível a doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC1
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642