Agro

Excesso de chuva atrasa a safra de soja e milho na região oeste do Paraná

Agricultores estão preocupados com a colheita e o plantio dos grãos


Imagem de Capa

As máquinas que deveriam estar colhendo a soja e plantando o milho safrinha estão paradas no galpão.

O produtor, Givanildo Karvat, plantou 37 alqueires de soja, mas não colheu nem a metade, isso porque o tempo não tem ajudado.

O milho, que já deveria estar crescendo no campo, ainda permanece estocado. E o produtor está preocupado, porque só tem mais alguns dias para plantar.

O período de zoneamento vai até dia 28 de fevereiro. Se passar desse prazo, a safra não terá nenhum tipo de cobertura do seguro, caso haja perdas.

Outro agricultor, Adriano Zanotto, conseguiu colher até agora somente 30%, dos 200 alqueires de soja. Ele não tem conseguido colher o restante, por causa da umidade. Ainda que consiga, a qualidade não será a mesma, isso se grão não apodrecer.

De acordo com o Departamento de Economia Rural, a colheita da soja está atrasada, se comparada a safra anterior. Neste mesmo período de 2022, 60% da área de soja na região estavam colhidos. Enquanto nesse ano, chegou a apenas 15%. Mesmo assim, ainda é possível que os prejuízos na soja não sejam tão grandes.

A preocupação, agora é com a produção do milho safrinha.

Confira a matéria completa:


JC1

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Agro
Últimas notícias de Agro