AgroFAG estreia neste domingo às 8h na Catve

Doutor em produção vegetal com ênfase em melhoramento, agrônomo Celso Aguiar, é o comentarista fixo

01 de julho de 2021 | 17h55 | Atualizado há 82 dias

Foto: Assessoria
PUBLICIDADE
Neste domingo (04) estreia na Catve, canal 20.1, às 8h, o programa AgroFAG, que vai explorar o agronegócio regional com abordagem técnica. Atrelando uma linguagem e formato moderno com a simplicidade do interior, a produção contará com os mais de 40 anos de experiência do engenheiro agrônomo Celso Aguiar, doutor em produção vegetal com ênfase em melhoramento. O profissional, no estúdio, vai comentar com precisão as pautas do programa, tendo como objetivo ajudar o produtor rural.

Segundo ele, o AgroFAG se diferencia em meio a outros rurais por atender a região Oeste do Paraná de maneira personalizada, sendo mais próximo do espectador. "A expectativa com a estreia é grande, muita ansiedade, porém, altamente confiante", afirma. O profissional é professor de melhoramento genético e grandes culturas no Centro FAG. "Me formei em Curitiba, em 1978. A partir daí, sempre trabalhei com Melhoramento Genético. Tenho mestrado em Melhoramento Genético pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), e doutorado pela mesma universidade".

A coordenadora do curso de Agronomia da FAG, Ana Paula Mourão, participou ativamente da construção do programa e destaca que, pelo agronegócio ser o carro-chefe da economia da região Oeste do Paraná, é muito importante a exibição semanal de uma produção como o AgroFAG. "Um centro universitário ter um programa sobre o segmento em uma TV aberta é algo extraordinário, ainda mais ligado a um curso que é extremamente forte na Instituição e na região, contando com 17 anos de história", diz.

"A população da região vai se ver no programa, vai se identificar com as pautas", afirma Ana Paula Mourão

Para Ana Paula o programa apresenta uma somatória de ótimos fatores para formatar conteúdos de qualidade. "Através dos nossos egressos, alunos e professores vamos poder mostrar muita coisa, não só da FAG, mas dos paranaenses. A população da região vai se ver no programa, vai se identificar com as pautas, por que as reportagens são sobre técnicas e vivências do nosso oeste".

A presença do comentarista Celso Aguiar, conforme a docente, é o grande diferencial do AgroFAG. "Além de trazer a informação, o programa apresenta um olhar técnico com uma linguagem atual. O rural é mais tradicional, mas também está se modernizando, então a produção une tudo isso", enfatiza a professora.

Assis Gurgacz: "Esperamos que o AgroFAG faça a diferença para o produtor rural da região Oeste do estado"

A idealização do AgroFAG partiu do reitor do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz. "Sempre foi um sonho termos um programa sobre o agronegócio. A nossa região é muito forte no segmento e precisávamos, na televisão aberta, de uma produção que explorasse com embasamento técnico toda a variedade que o nosso agro regional comporta. Esperamos que o AgroFAG faça a diferença para o produtor rural. Aproveito para convidar a todos para assistirem a estreia, o programa foi feito com muita dedicação pelos nossos colaboradores", convida. Gurgacz e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, são os convidados do programa de estreia.

"Vamos aproximar a população do meio acadêmico", diz Helmuth Bleil

O gerente da Fazenda Escola, Helmuth Bleil, comenta que o programa vem para mostrar ao público que na FAG, além de muitas aulas práticas, as pesquisas científicas sobre o segmento são desenvolvidas continuamente. "O AgroFAG vai debater assuntos técnicos com a comunidade e com isso buscar uma aproximação entre a população e o meio acadêmico, nesse sentido acho que o programa vem para contribuir com toda a sociedade. A expectativa com a estreia é muito boa, esperamos que o programa atenda o objetivo pelo qual foi pensado e contribua com os produtores rurais", afirma.

Programa é produzido pela TV FAG

O programa, que será exibido semanalmente, aos domingos das 8h às 9h na Catve, é produzido pela equipe da TV FAG. "Quando surgiu a ideia de fazer um programa rural, o primeiro passo foi analisar o que já está sendo feito e a partir daí começar a pensar em uma proposta que pudesse ser diferente. Tentamos aproveitar o lado positivo das produções pesquisadas e adaptamos, até que chegamos à conclusão que podíamos ter um equilíbrio no programa se tivéssemos uma produção que unisse o jornalismo e a área técnica, que é a agronomia", diz o diretor geral da TV, professor Luiz Sonda.

O profissional acrescenta que o AgroFAG conta com uma apresentação de estúdio, com uma jornalista, Mara Klinger, e o engenheiro agrônomo Celso Aguiar. "Pretendemos transportar a realidade do dia a dia do campo para o programa de TV, de uma forma que seja o mais próximo possível do produtor rural", diz.

A jornalista que vai estar à frente do programa é egressa da primeira turma de comunicação da FAG. Contando com 16 anos de formada, Mara também é graduada em Direito. Ela já trabalhou em jornal impresso, televisão e com webjornalismo, além de também atuar como advogada. "O AgroFAG é um programa que estamos a meses projetando e pesquisando para entregar o melhor para o telespectador. A produção terá um grande diferencial que é não só mostrar o que ocorre na Instituição, nos cursos de Agronomia e Veterinária, mas a região Oeste como um todo, que é essencialmente agrícola".

Mara conta que o AgroFAG terá uma ligação intensa com os espectadores. "Vai ter interação por meio do Instagram, Facebook, WhatsApp e e-mail. São diversos canais para interagirmos com os produtores rurais, com os acadêmicos e egressos de Agronomia da melhor forma possível", adianta.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<