Cascavel

Liga do Bem conscientiza visitantes do Show Rural sobre a dengue

De forma lúdica, agentes de Endemias ensinam sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti

04/02/2020 16h36 | Atualizado em 04/02/2020 17h45
Com muita criatividade, a Liga do Bem contra o Aedes tem chamado a atenção do público que visita a 32ª edição do Show Rural Coopavel. Na ação, agentes de Endemias do Município incorporam super-heróis para mostrar que se cada um fizer o seu papel de cidadão todos sairemos vitoriosos nessa guerra contra a dengue. Por lá, também aparecem a morte e o temido mosquito.

De acordo com a supervisora da equipe de Educação em Saúde, Nalva Maria de Sá dos Santos, a iniciativa tem tido uma resposta bastante positiva da população, uma vez que o estande da Prefeitura sempre está cheio. "Se você fala de dengue, o povo já está enjoado. Então, tivemos que chamar a atenção do público de uma forma lúdica. As agentes estão vestidas de heroínas para incentivar, principalmente, as crianças a serem os heróis de suas casas, ajudando a cuidar do quintal", conta a servidora. Ela ressalta ainda que uma das figuras ilustres que passou pelo estande curioso sobre a ação foi o prefeito Leonaldo Paranhos, que cumpria agenda na feira.

Outra ação que tem atraído o público é o cartaz de ?doação de filhotes?. Quem passa, fica entusiasmado, mas tem um susto ao perceber que os filhotinhos em questão são os mosquitos da dengue. ?E é impactante, porque o mosquito da dengue existe e pode matar, então tem o mosquito e a morte?, enfatiza.

Além das atividades criativas, o estande conta com exposição de larvas vivas e de animais peçonhentos, como escorpião e a aranha marrom, que também vitimam cascavelenses, especialmente no verão. A equipe seguirá com os trabalhos até o fim da feira, na sexta-feira.

Vale lembrar que o Município declarou guerra contra o mosquito. Em Cascavel, o 1º LirAa (Levantamento de índice Rápido Amostral por Aedes Aegypt) apontou 5,2% de infestação, um índice de alto risco para epidemia de dengue, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, para se unir a essa batalha, confira alguns cuidados para ter em casa.

Assessoria



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.