Paraná

Iapar e startup criam plataforma para gestão de máquinas agrícolas

Sistema é o primeiro do Brasil aberto e gratuito para o usuário

29/08/2019 01h57 | Atualizado em 29/08/2019 01h58
Foto: Iapar
O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) desenvolveu, junto com startup Agropixel, de Londrina, um sistema que contribui para o gerenciamento de máquinas agrícolas, principalmente para propriedades que produzam grãos. Foi criada uma plataforma web gratuita para os agricultores acrescentarem dados que podem ajudá-los a controlar os gastos e aumentar a rentabilidade.

O Sigma (Sistema de Gestão de Máquinas Agrícolas) é o primeiro do Brasil aberto e gratuito para o usuário. Ele já está disponível, em fase de validação pelos produtores. O sistema analisa se o investimento e a produtividade da lavoura cobrem os custos operacionais e a capacidade de pagamento das aquisições.

"Se o produtor paga, por exemplo, R$ 150 mil em um trator, essa máquina tem que gerar trabalho para pagar o próprio custo e ainda criar uma renda extra que possibilite a compra de outro trator no futuro. O Sigma calcula muitas dessas variáveis", explica o pesquisador do Iapar Anderson de Toledo.

De acordo com ele, o produtor geralmente tem uma visão parcial da propriedade, sem dimensionar o uso das máquinas em face ao investimento aplicado e aos custos da atividade. "Se no final do mês sobrou dinheiro, tá bom. Muitas vezes é assim que o agricultor pensa", diz.

A plataforma está disponível na internet para que produtores possam verificar a eficácia da ferramenta.

VIABILIDADE DO NEGÓCIO
A avaliação do Sigma baseia-se nos dados que os agricultores devem inserir na plataforma. "Ele vai informar, por exemplo, quanto gastou com combustível, manutenção, mão de obra para operar a máquina e até depreciação. Quanto mais informações sobre a operação da máquina, melhor", salienta Toledo.

A partir dos números, o Sigma informa a Viabilidade de Negócio, variável criada pelo sistema. Se o indicador for positivo, significa que as áreas cadastradas e a produção do local são suficientes para cobrir os custos de produção e ainda o investimento. Se for negativo, o produtor está tendo prejuízo.

O agricultor Leandro Mineo de Apucarana, Norte do Paraná, vai testar o Sigma na próxima safra de verão. Ele vai receber ajuda para inserir os dados no sistema dos pesquisadores do Iapar, que acompanharão o produtor rural ao longo de toda a safra para verificar a eficácia da nova tecnologia.

"Gostei do Sigma. Achei mais fácil para o uso do dia a dia do que um outro que me foi apresentado era mais complicado", relata Mineo. Ele acredita que o sistema vai ser bastante útil para gerenciar a manutenção das máquinas. "Espero reduzir meus custos", acrescenta Mineo.

AEN-PR



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.