Cerca de 40 índios, entre crianças e adultos, invadiram entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda-feira (18) uma propriedade rural localizada na Vila Guarani, divisa entre Guaíra e Terra Roxa. A Fazenda São Paulo pertence ao empresário Rosalino Weber, o caseiro percebeu a movimentação e acionou a polícia.
De acordo com informações, os índios não seriam da região e alguns são de nacionalidade paraguaia. Eles reivindicam uma área de terra para a aldeia.
Após a invasão, 300 agricultores iniciaram um protesto. Policiais federais, equipes do Batalhão de Fronteira e também policiais militares, intermediaram a negociação entre os indígenas e os produtores. Não houve confronto.
Uma reunião ficou agendada para as 10 horas da manhã desta terça-feira (18), entre representantes dos índios, da Polícia Federal, dos agricultores de da Funai. O encontro deve ocorrer na sede co Ministério público Federal de Guaíra.
No fim da tarde, os índios começaram a ser retirados da fazenda com o auxílio de ônibus e escoltados pela polícia foram levados para uma aldeia em terra Roxa onde passariam a noite.
Redação Catve.com / Marechal Rondon
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642