A terra mexida indica que as obras até começaram, mas nem máquinas e nem operários estão trabalhando.
A construção do CISOP ? Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná está parada a praticamente quatro meses e se depender do conselho municipal do meio ambiente a situação deve continuar assim.
O objetivo da comissão ao visitar o local, que fica na Avenida Brasil, no Bairro Santa Cruz, foi averiguar detalhes da obra que foram alvo de denúncia. Eles tiraram fotos e estudaram principalmente as minas de água que existem no local. O relatório não é nada bom, de acordo com eles, construir uma unidade de saúde no local é um crime ambiental.
As minas de água que já tem gerado atrasos estão na parte superior. Para tentar dar continuidade, a empresa responsável criou um sistema de irrigamento na parte inferior. Segundo os membros da comissão, existe uma legislação que impede a construção de qualquer coisa a menos de 50 metros de nascentes e rios.
Além das minas de água, a comissão constatou também que árvores foram arrancadas, mas o que mais preocupa os membros é que o novo CISOP vai regar resíduos hospitalares e por ficar próximo a um rio, há risco de contaminação. Além disso, a construção de prédios no local impermeabiliza o solo, impedindo que a água da chuva abasteça o rio.
Diante do problema, o Conselho Municipal de Meio Ambiente deve encaminhar o relatório ao IAP ? Instituto Ambiental do Paraná e ao Ministério Publico de Cascavel. De acordo com eles é necessário evitar que o local seja mais uma construção que afeta de alguma forma o meio ambiente.
As obras do novo CISOP deveriam ter começado em abril, mas só teve início em maio. Logo que as máquinas começaram a mexer nas terras, foi necessário interromper os trabalhos. O motivo foi justamente as minas de água.
A coordenação do CISOP afirma que foi informada pela empresa responsável que os operários devem voltar o local, mas apenas para construir muros. A finalização do novo prédio que deverá ter mais de 4.500 metros quadrados deve ser atrasada.
A sede antiga do CISOP atende mais de 20 mil procedimentos por mês. O local e constantemente alvo de reclamações de pacientes por ser muito lotado e ter muitas filas.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642